Ajuda

Cadastro Territorial Multifinalitário de Bom Despacho

O que é o Cadastro Territorial Multifinalitário?

O Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) é uma ferramenta de planejamento territorial, que promove justiça tributária, possibilita a criação de políticas públicas com maior alcance e impacto e serve de base para os projetos de Engenharia. Na prática, é fomentado por levantamento de Dados Espaciais e Descritivos, sendo os dados processados e interpretados.

O que é a Inscrição Cadastral?

É um número de inscrição para cada unidade cadastral, que serve para identificação no Cadastro Territorial. É formado por 14 números. Por exemplo, a inscrição cadastral é 01.02.003.0004.001, isso significa que o imóvel está cadastrado no distrito 01, setor 02, quadra 003, lote 0004 e unidade 001.

Porque o CTM foi atualizado?

O Cadastro Territorial Multifinalitário(CTM) precisa conter informações detalhadas e que acompanhem o desenvolvimento do município, por isso a necessidade da atualização. Por exemplo, com o passar do tempo surgem novos imóveis, empreendimentos, condomínios e indústrias, sendo necessária a atualização espacial e descritiva.

Como foi feita a atualização da área construída?

A atualização da área se dá a partir do mapeamento aéreo do município de Bom Despacho – MG, que teve o objetivo de obter informações gráficas de altíssima resolução(10 cm/pixel). As imagens obtidas foram georreferenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). A atualização conta também com o apoio do levantamento de imagens 360° georreferenciadas no município. Para essa etapa foi utilizado um veículo equipado com uma câmera multidirecional e com sistema de posicionamento por satélite utilizando tecnologia de Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK). Todas as ruas da cidade foram percorridas fazendo o levantamento de 134.190 imagens em 360º. Outra etapa foi realizar a estruturação da Base Cartográfica do município em formato digital. A etapa consistiu em reunir os dados de plantas já existentes da prefeitura em formato PDF, georreferencia-las e realizar a comparação com a realidade encontrada a partir do levantamento fotogramétrico e 360°, e assim podendo realizar a atualização da área de edificações e lotes.

O que é o endereço do imóvel?

É a descrição do local onde o imóvel se encontra.

Complemento

Complemento é uma informação opcional que serve para fornecer a localização exata da sua residência. Como, por exemplo, o número do apartamento.

O que são os dados do terreno?

É o que descreve as características do terreno. Por exemplo, o terreno pode ser de esquina e com duas frentes, inundável, não ter nenhum tipo de delimitação frontal, ter passeio e ser um terreno plano.

Situação

Situação é a informação que diz respeito à posição do terreno em relação à quadra em que ele se localiza. Por exemplo, se o terreno se encontra mais ao centro da quadra, ele é um terreno meio de quadra. Se o terreno não se comunica com a via pública, exceto por servidão de passagem por outro imóvel, é encravado. O terreno pode ser de esquina com 2 frentes(Esq/2 ftes) ou ter mais de 2 frentes(Mais 2 ftes).

Pedologia

Pedologia é a informação sobre a estrutura morfológica do solo do terreno, a formação e disposição natural do solo. Por exemplo, se o terreno possui um curso d’água em seu interior, o lote é inundável.

Delimitação Frontal

Delimitação frontal é o elemento que limita o terreno do logradouro público. Exemplos de delimitação frontal: muros, cercas, etc.

Passeio

Passeio é a calçada do lote, destinado à circulação de pedestres e ao uso público, sendo preenchido com sim ou não.

Topografia

A topografia é a informação quanto ao relevo do terreno. Ela tem como referência a testada principal do lote. A testada principal é referente a via para a qual o imóvel tem saída. Como por exemplo, se a entrada do seu lote apresenta uma subida até o limite final, a topografia do seu lote é aclive.

O que são os dados da edificação?

É o que descreve as características da edificação. Por exemplo, a edificação é uma casa, recuada, coberta por telha de barro, nível de conservação bom, com estrutura de madeira e piso de taco, isolada no lote, com uso residencial, sem forro, com instalação elétrica embutida, instalação sanitária completa, posicionada próxima a testada do lote(frente), sem revestimento da fachada e com alvenaria.

Tipologia

Diz respeito à Tipologia da construção, cabendo a classificação de acordo com as opções a seguir:

  • Casa: imóvel principal da unidade, comumente de utilização residencial. Possui divisão entre cômodos com características residenciais como quartos, salas, banheiro e cozinha.
  • C. Precária : imóvel precário, utilizado para finalidades diversas. Pode ou não possuir divisão entre cômodos. Por exemplo, barracos e tendas.
  • Apartamento: edificação residencial em um prédio com mais de uma residência e acesso comum na edificação.
  • Sala :edificação de serviços
  • Loja: imóvel principal da unidade. Encontra-se isolado no imóvel. Não possui finalidade residencial. Comumente possui poucas divisões de cômodos.
  • Galpão: Edificação de grande porte para uso industrial, serviços e comercial, destinado ao armazenamento, não apresenta ser de uso direto comercial, nem de serviços residencial ou industrial.
  • Telheiros: varandas, coberturas, sem paredes, somente com cobertura de telhas, que sejam uma unidade independente.
  • Fábrica : imóveis de uso industrial convencionais.
  • Especial: parques, templos com arquitetura religiosa, imóveis históricos, equipamentos públicos.
  • Garagem; estacionamentos e imóveis de uso exclusivo para armazenar veículos.

Alinhamento

Diz respeito ao alinhamento da edificação em relação à testada principal do imóvel. Por exemplo, a edificação é recuada em relação ao limite da testada principal do lote.

Cobertura

Refere-se ao material do qual é produzida a cobertura do imóvel. Por exemplo, a cobertura do imóvel é de amianto comum.

Conservação

Diz respeito ao estado de conservação aparente do imóvel. Por exemplo, o imóvel tem um estado de conservação muito bom.

Estrutura

Diz respeito à estrutura interna da edificação.

  • Alvenaria: estrutura de concreto e ferro comumente encontrada em residências, prédios de pequeno e médio porte e edificações em geral. Detectável pela presença de colunas e vigas de cimento.
  • Madeira: estrutura de troncos brutos de árvores, caibros e colunas de madeira tratada. Detectável pela presença de colunas de madeira para sustentação da edificação.
  • Metálica: estrutura metálica comumente encontrada em telheiros, varandas, coberturas, galpões industriais e prédios de grande porte. Detectável pela presença de colunas de metal.
  • Concreto: estrutura de concreto pré-moldado comumente encontrada em prédios de grande porte. Detectável pela presença de colunas que não são de alvenaria.

Piso

Diz respeito ao material com o qual é revestido o piso interno da edificação. Por exemplo, o piso é revestido de tábuas.

Situação da Unidade Construída

Diz respeito ao estado da edificação com relação às edificações adjacentes no mesmo terreno e no mesmo pavimento. Quando uma edificação compartilha uma ou mais paredes com outra edificação e possui planta semelhante à sua adjacente (edificações espelhadas pela parede) é classificada como Geminada, no caso contrário é Conjugada. Nos casos em que a edificação se encontra isolada no lote ela é classificada como isolada.

Utilização

Indica a modalidade de utilização do imóvel, deve ser preenchida com base na modalidade de ocupação predominante do imóvel. Por exemplo, a utilização é comercial, podendo ser salas, lojas, supermercados e afins.

Forro

Diz respeito ao revestimento interno ou o lado de dentro do teto de uma edificação, ou seja, o material do qual é produzido o forro. Por exemplo, o forro da edificação é de gesso.

Instalação Elétrica

  • Sem: A edificação não tem instalação elétrica.
  • Aparente: A edificação tem instalação elétrica exposta, composta por eletrodutos que ficam foram da parede, cabos e conexões.
  • Semi-embutida: A instalação elétrica, eletrodutos e barras de eletricidade ficam fora da parede.
  • Embutida: Os eletrodutos ficam embutidos na parede, com a fiação dentro da alvenaria.

Instalação Sanitária

  • Sem: A edificação não tem instalação sanitária.
  • Externa: A instalação sanitária é externa à edificação.
  • Instalação simples: Instalação precária, por exemplo, só dispõe de pia vaso sanitário.
  • Instalação completa: Instalação mais moderna, por exemplo, dispõe de box.
  • Mais de uma: Dispõe de mais de um banheiro no imóvel.

Situação da Construção

Indica a posição da construção em relação à testada principal do imóvel.

  • Frente: Edificação posicionada mais próxima da testada principal do que do fundo do lote ou em relação às outras unidades.
  • Fundos: Edificação posicionada mais próxima do fundo do lote do que da testada principal ou em relação às outras unidades.
  • Frente Superior: Edificação posicionada mais próxima da testada principal do que do fundo do lote, porém, em cima de outra unidade.
  • Fundos Superior: Edificação posicionada mais próxima do fundo do lote do que da testada principal, porém, em cima de outra unidade.
  • Sobre loja: Edificação independente posicionada acima de uma edificação de uso comercial, que apresenta uso comercial auxiliar à unidade subjacente.
  • Subsolo: Edificação que se encontra em pavimento subterrâneo. Galeria:Imóvel independente de acesso à diversas lojas, por exemplo, um shopping.

Revestimento da Fachada

Diz respeito ao tipo de revestimento encontrado na fachada principal da edificação ou na maioria de suas paredes. A fachada principal é a primeira visão da edificação do logradouro público, e não a fachada do imóvel (como um muro, cerca, grade etc.). Por exemplo, o revestimento da fachada é cerâmico.

Paredes

Diz respeito ao material dos quais são feitas a maioria das paredes de uma edificação. No caso de edificações sem paredes, preenche-se com a opção Sem.

  • Taipa: Semelhante ao pau-a-pique, com a diferença que o preenchimento de barro é em cima de uma grade metálica ou bambu. Comum em fornos, edificações rurais e precárias
  • Alvenaria: Paredes de tijolos convencionais.
  • Madeira Simples: Paredes de madeira comum, sem acabamento especial, aparência semelhante às caixas de feira.
  • Madeira Luxo: Paredes de madeira de luxo, com acabamento especial, madeira de demolição.
  • Concreto: Paredes de concreto sólido.

O que são os dados da unidade?

É o que descreve as características da unidade. Por exemplo, a ocupação é construída, é própria, não isenta de IPTU, não isenta da Taxa de Serviços Urbanos e é um Patrimônio Privado.

Ocupação do Lote

A ocupação do lote refere-se ao status de ocupação interna do lote. Por exemplo, se o lote possui uma edificação, ele é um lote construído.

Ocupação

A ocupação é a informação a respeito da propriedade do lote. Por exemplo, se o imóvel em questão é seu, a ocupação é próprio.

Isenção de IPTU

Quando o proprietário do imóvel é isento do imposto predial e territorial urbano. O IPTU trata-se de um imposto vigente em todo o território nacional e que deve ser pago aos municípios por aqueles que possuem propriedade em áreas urbanas, como por exemplo, casas, apartamentos, salas comerciais.

Isenção de TSU

Quando o ocupante do imóvel é isento da taxa de serviços urbanos. A cobrança da taxa engloba em um único valor, os serviços de coleta de lixo, de limpeza pública e de conservação de ruas.

Patrimônio

  • Pub. Federal: Instituições federais como IFEs, Justiça Federal,
  • Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Universidades Federais.
  • Pub. Estadual :Instituições estaduais como defensoria pública, Tribunais do Estado de MG e Escolas Estaduais.
  • Pub Municipal: Instituições municipais como prefeitura, câmara dos vereadores, escolas municipais, secretarias municipais, clínicas e hospitais municipais.
  • Particular: Imóveis que não se encaixam em outras categorias.
  • Religioso: Igrejas, templos e outros locais de uso religioso.

Como posso solicitar a revisão do cadastro do meu imóvel?

A partir da inscrição cadastral do imóvel, será feita a marcação de campos que acredita estarem incorretos. Pode ser feita a solicitação de dados do imóvel referente ao Endereço, Terreno, Edificação, Unidade e Área Construída. O significado de cada campo está explicado logo acima.

Também há um espaço para detalhar sobre aquilo que pode ser um erro nas informações do imóvel. Após preenchimento do campo de contato e envio da solicitação, o navegador o redirecionará ao provedor de e-mail, copiando todo o conteúdo da solicitação para o corpo do e-mail automaticamente. Não se pode alterar o destinatário nem o assunto do e-mail, estes dados são preenchidos automaticamente. Documentos podem ser anexados para contestação da área, por exemplo. Por fim, com o envio do e-mail, a equipe do GENTE entrará em contato posteriormente para comunicar o resultado da solicitação de revisão.